A Chrono-log é uma empresa americana situada na Filadelfia, tem mais de 50 anos no mercado e é a empresa mais conhecida mundialmente em agregação plaquetária. Foi uma das primeiras empresas que desenhou e produziu os agregômetros ópticos seguindo a metodologia de Born. Com a tecnologia e inovação avançando no contexto mundial, a Chrono Log continuou seus estudos e a partir da agregação plaquetária criou o método de Lumiagregação, em faz a mensuração dos grânulos densos da plaqueta na mesma amostra de agregação plaquetária.
A Chrono-log é uma empresa que atua com equipamentos de ponta, tecnologia avançada e inovação dentro do mercado, está na vanguarda da agregação plaquetária.
Foi a primeira empresa que desenvolveu o agregômetro de impedância, que permite fazer a agregação plaquetária no meio mais fisiológico que é o sangue total. Nesse equipamento mede-se a resistência elétrica (impedância) do sangue, usa-se menos amostra do paciente e também diminui a manipulação da amostra, já que basta diluir o sangue em salina fisiológica e já colocar no equipamento para iniciar o teste.
A Chrono-log oferece várias configurações de equipamento agregômetro óptico modelo 490-4 com 4 canais ou modelo 490-4+ com 8 canais de medição, agregômetro de sangue total com 2 ou 4 canais de medição e lumiagregômetro modelo 700 com 2 ou 4 canais que fazem tanto agregação óptica e impedância, além da mensuração da luminescência.
Os equipamentos de agregação óptica também fazem cofator de ristocetina, para diagnóstico de doença de von Willebrand. A empresa tem os reagentes próprios para agregação plaquetária, cofator de ristocetina e luminescência. Os reagentes são únicos testados e aprovados para serem usados tanto por agregação ótica, quanto pela metodologia por impedância e luminescência.
Benefícios de ter um equipamento Chrono Log:
Agregação ótica utiliza uma tecnologia que trabalha no infravermelho, ou seja, significa que o equipamento é bem sensível com a diferenciação da amostra, captando qualquer variação
Em relação aos reagentes, eles não precisam ter múltiplas diluições, o volume utilizado do reagente é bem pequeno e não diluí a amostra
Estabilidade de validade dos reagentes
A ferramenta de luminescência é muito interessante para perceber a funcionalidade íntegra da plaqueta
O sangue total reduz a manipulação da amostra, o meio da amostra é mais fisiológico, precisando de menos amostras
Consegue fazer agregação em crianças
Estudos de medicamentos antiagregantes é indicado
Características Gerais da Chrono Log:
Os resultados saem entre 5 a 10 minutos
Os testes tem que ser feitos dentro de 3 horas a partir da coleta até o resultado final
Reagentes:
Os reagentes de agregação plaquetária são 5 – ADP, Colágeno, Ácido Araquidônico, Epinefrina e Ristocetina
Kit Cofator de ristocetina: plasma deficiente em von Willebrand, plasma normal em von Willebrand, plaquetas liofilizadas, tampão, ristocetina
Reagente de luminescência: ATP padrão e Chrono-lume (luciferina-luciferase)
Para mais detalhes, acesse: http://www.chronolog.com/Reagents.html
MODELO 490 4 + 4
Agregação ótica (conhecido como método de Born e turbidimetria ótica) é utilizado o plasma rico em plaqueta (PRP) (PLASMA RICO EM PLAQUETAS).
O equipamento Modelo 490 4 + 4 – tira a parte vermelha do sangue (plasma rico de plaquetas) e utiliza esse material no equipamento junto com um plasma pobre em plaqueta para zerar o equipamento, que no plasma pobre passa 100% de luz e no rico não passa luz.
No equipamento é colocado um reagente de PRP, as plaquetas as agregam e o plasma vai ficando mais translúcido,assim o equipamento consegue analisar a porcentagem de agregação.
WBA
PRODUTO WBA – Whole blood aggregometer – esse equipamento só faz a metodologia por impedância do sangue total.
O sangue é diluído com salina, 1 pra 1, e coloca um eletrodo dentro da amostra. O eletrodo passa uma corrente elétrica contínua. As plaquetas que estão no sangue tem afinidade com a corrente elétrica do eletrodo e formam uma monocamada. Após esse procedimento é colocado o reagente e, assim, quando o sangue entra em contato com o reagente, as plaquetas começam a agregar na monocamada. A corrente elétrica fica com mais dificuldade de passar e a partir dessa dificuldade sai o resultado em OHMS.
MODELO 700
MODELO 700 (2 ou 4) 2 canais ou 4 canais – os canais são multifuncionais, ou seja, eles fazem tanto a agregação PRP, quanto luminescência.
Esse é o equipamento mais avançado e o único no mundo.