Kit PCR em tempo real para avaliação da composição do microbioma feminino Femoflor®
- Avaliação da Composição do Microbioma Feminino
- Condução adequada de tratamento para alta frequência de ureaplasma e mycoplasma
- Painel IST (Infecção Sexualmente Transmissível)
- Teste Quantitativo para Patógenos e Microflora
- Avaliação da Composição do Microbioma Feminino
Por que precisamos realizar testes para infecções sexuais?
Uma das principais razões pelas quais as mulheres procuram orientação médica são as queixas de coceiras indelicadas, sensação de queimação e corrimento. Na maioria dos casos, esses sintomas desagradáveis são devidos a uma condição disbiótica, ou seja, um distúrbio nas proporções qualitativas e quantitativas da microflora normal (lacto bactérias) e oportunista (microorganismos apresentados em baixas quantidades em condições saudáveis). Os métodos convencionais (microscopia, bacteriologia, diagnóstico por PCR convencional) disponíveis para profissionais não permitem diagnósticos imediatos e genuínos de tais condições, reduzindo a qualidade de vida da mulher, afetando adversamente o curso da gravidez, aumentando o risco de infecção intrauterina no feto, parto prematuro, sintomas que podem afetar a fertilidade e outros problemas reprodutivos.
Verdadeiro avanço no diagnóstico de doenças infecciosas e inflamatórios foi alcançado com os testes Femoflor® que fornecem prontamente aos especialistas um padrão real da microflora no trato genital feminino. Femoflor® é um teste baseado em PCR em Tempo Real, que consiste em uma técnica mais precisa e rápida quando comparada a métodos convencionais destinados à identificação de patógenos IST.
Mulheres com sintomas inflamatórios (coceira, sensação de queimação, corrimento anormal), planejamento da gravidez ou intervenções ginecológicas, infertilidade, em frequentes mudanças de parceiros, exames preventivos, exames periódicos de saúde, mesmo na ausência de queixas e para todas que se preocupam com a sua saúde.
Em que os testes Femoflor® podem ajudar?
O diagnóstico rápido e informativo permite ao médico encontrar estratégias precisas de tratamento, selecionar táticas de tratamento individual em uma visita, evitando tratamento insuficiente/excessivo, ou seja, promover a saúde reprodutiva e bem-estar do paciente.
Como se preparar para a coleta?
Para obter um resultado correto do teste Femoflor®, não realize duchas vaginais ou lavagens genitais profundas, use drogas (agentes bactericidas, probióticos) e abstenha-se de atividade sexual antes da visita ao médico. Para maiores informações favor contatar o seu médico ou laboratório.
Como selecionar um teste Femoflor® adequado?
Dependendo da situação clínica e dos objetivos da avaliação, o médico pode prescrever Femoflor®Screen ou Femoflor®16. Femoflor®Screen é um complexo dos principais parâmetros da microflora. É indicado para verificação diagnóstica como primeiro teste em pacientes com queixas, em exames preventivos mesmo na ausência de queixas e controle da eficácia do tratamento.
Femoflor®16 é uma caracterização detalhada da microflora. É recomendado para exame em pacientes com falha terapêutica, recidiva da doença, no planejamento da gravidez, em falhas reprodutivas e cirurgias de órgãos pélvicos. Para estudo integrado, um ensaio adicional para patógenos pode ser rescrito.
Por que posso confiar no Femoflor®?
A tecnologia de PCR é altamente confiável e preciso, para detectar a presença de material genético específico. Femoflor® é amplamente utilizado em laboratórios clínicos em todo o mundo e tem auxiliado mulheres que buscam um tratamento adequado. Nenhum outro teste é capaz de quantificar detalhadamente a microflora e benecifiar mulheres para uma terapia precisa, evitando tratamento insuficiente e excessivo.
Por que a triagem tradicional de IST não é suficiente?
De acordo com os resultados do Projeto Internacional Microbioma Vaginal Humano existem mais de mil tipos de microorganismos na biota vaginal de mulheres saudáveis – representantes da flora normal e oportunista. Na maioria dos casos, a dominância dos lactobacilos é o principal critério de composição normal do microbioma em mulheres em idade reprodutiva. Estatisticamente, mais de 80% das mulheres visitam um ginecologista não por procura de IST, mas sim para um aconselhamento médico, causado por possíveis sintomas de desequilíbrio na microbiota. Portanto, o objetivo do diagnóstico foi remodelado, é necessário não apenas detectar os agentes causadores de IST, mas também avaliar a composição do microbioma. Somente o Femoflor® é capaz de diferenciar, quantificar patógenos e microflora oportunista.
Os testes de PCR comercializados pela Biomedica oferecem um diagnóstico preciso, alta sensibilidade, assertividade e rapidez.